domingo, 2 de março de 2014

Alimentando a Alma



Alimentando
a Alma!
Quem já não passou pela experiência de sentir-se uns quilinhos a mais?
Quem já não fez ou pelo menos pensou em fazer àquela dieta milagrosa por estar se sentindo acima do peso?
Nossa sociedade impõe um padrão de beleza que gera uma sensação de impotência muito grande para àqueles que não conseguem se enquadrar a este padrão.
Ao longo dos anos a obesidade passou a fazer parte de estudos médicos e psicológicos, pois não é somente a massa corporal que sofre alterações, o organismo como um todo acaba sendo afetado e muitas doenças começam a surgir em função do aumento do peso.
 Pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, dos triglicerídeos, e muitas outras alterações fisiológicas.
Entretanto, verifica-se que a alteração de peso em um individuo está diretamente relacionada a abalos emocionais.
Como assim abalos emocionais?
É bem simples. Por sentir-se desamparado e fragilizado em alguma situação específica na vida, a pessoa sente-se despreparada para enfrentar a situação e desloca sua energia para a alimentação. Por ansiedade, acaba por buscar no alimento, a força necessária para enfrentar o medo da situação que lhe provocou tal desarmonia.
Por sentir-se vazia, desamparada e solitária, busca preencher-se através da alimentação.
Ao preencher o vazio, vai aumentando o peso corporal e criando uma armadura grande, forte e poderosa (gordura do corpo) que irá defendê-la de qualquer ataque.
A questão é que, como esse comportamento não é o mais adequado e saudável, o obeso passa a se sentir frustrado e culpado. Pois além de ser  fantasiosa a sensação de proteção (pois continua se sentindo desamparado) ele também desaprova a imagem que vê no espelho. Ou seja, não aceita a sua imagem corporal.
Este comportamento descrito acima, pode ocorrer em qualquer idade, mesmo sendo criança, esta pode sim, ser a reação diante de situações adversas da vida.
Falamos aqui em reações, defesas psíquicas e não comportamentos conscientes e planejados.
Geralmente o obeso não sabe explicar o que está acontecendo, de onde vem sua angustia, e o porque de sua ansiedade. Sente-se  muito culpado por não conseguir modificar a situação e o seu próprio peso.
É necessário que ocorra um comprometimento do indivíduo e um querer interno de tratar-se para conseguir alterar seu aspecto fisiológico.
Existem vários tratamentos para obesidade, mas o mais importante é a pessoa sentir-se à vontade e identificar-se com a técnica e o profissional.

O obeso precisa se sentir amparado, aceito e principalmente alimentado emocionalmente (entendido) para poder preencher seu vazio emocional.
Podemos associar as técnicas para tratamento. Psicoterapia, florais, reiki, acupuntura, acompanhamento nutricional, massagens, enfim, cada técnica terá sua influencia, sua importância no tratamento da obesidade.
Procure ver-se e sentir-se como és. Procure olhar-se verdadeiramente. Aceite seu corpo como ele é para que consiga encontrar sua verdadeira imagem interna.
Por Nalú Vieira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário