sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ALMOÇO À MESA!

Meio dia! Hora do almoço! Muitas pessoas não sabem do que se trata. Muitas não vivenciam esta situação em família a muito tempo! Mas porque? Qual a dificuldade de se sentar à mesa e realizar uma refeição acompanhados de sua família?
Hoje em dia ouvimos os jovens falarem que não sabem o que é comer a comida feita pela própria mãe. Que não entendem como alguém pode fazer comida para mais pessoas além dela mesma!
Passou a época em que parávamos para almoçar. E que neste momento era o propicio para as grandes conversas, as grandes revelações, historias contadas e principalmente, momento de agradecer!
A correria do dia a dia, a necessidade de ter mais, de fazer mais, de conseguir posição social e principalmente dinheiro, faz com que as pessoas não parem para fazer uma refeição com calma, tranqüilidade e prazer!
Cada vez mais nos distanciamos das trocas relacionais e nos aproximamos do distanciamento, do descaso e da solidão. Mais ainda deixamos de lado o convívio familiar para passarmos a maior parte do tempo com o nosso trabalho e com competições.
Esquecemos do quanto é gostoso estar próximo de nossos familiares, da importância de poder voltar pra casa ao meio dia e fazer a refeição em meio ao diálogo. Quantos jovens estão por aí trabalhando, estudando, indo e vindo, e na verdade seu maior desejo é poder comer aquele “arroz com feijão” de sua mãe? O que mais importa não é a comida que vai ser digerida, mas sim o que isso representa: AMOR
Sim cozinhar é um ato de amor. É colocar naquele alimento todo seu desejo de alimentar, de cuidar, de suprir necessidades. É preparar aquilo que a outra pessoa gosta de comer, é lembrar do que o outro gosta, é pensar e preocupar-se em satisfazer o outro. É envolver-se em um ritual mágico de preparação de uma poção de felicidade, misturada com aconchego e incrementada com sabor!
Preparar a mesa, colocar os pratos, a comida em travessas bonitas e aquele perfume no ar! Quem não gosta? Quem não quer? Não é impossível, basta que queiramos! Muitos possuem a condição disto viver, mas preferem a correria e os restaurantes frios e distantes de sua família.
Àqueles que passam dias e dias chegando em casa somente à noite, aproveitem esses momentos para se aconchegar com os seus e no final de semana, preparem aquela comidinha gostosa, para aquele momento de encontro, de entrega e alegria.
O convívio é de extrema importância, pois precisamos cultivar a parceria, a troca, o companheirismo, e é através deste momento que podemos incluir estas palavras no nosso dia a dia, pois em uma família onde um chega mais cedo do que o outro, pode preparar uma refeição gostosa para todos, e não simplesmente fazer para si única e exclusivamente. Fazer uma refeição em família exercita a participação coletiva. Incentiva a doação, pois cozinhar é doar-se ao melhor que suas mãos podem fazer: alimentar a fome de alguém!
Enfim... já está na hora! A mesa está posta! VAMOS ALMOÇAR?

Nenhum comentário:

Postar um comentário