terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Folia noite e dia!


Geralmente no mês de fevereiro estamos vivenciando um evento conhecido como Carnaval. Momento este em que muitos curtem desfiles, festas em clubes ou participarem de blocos carnavalescos. Mas de onde vem esta festa? O que significa a palavra Carnaval? Quando surgiu?
Bem, fui atrás destes questionamentos e vejam o que descobri!
O Carnaval vem de uma manifestação popular anterior a era cristã, tendo iniciado na Itália com o nome de SATURNÁLIAS, festa em homenagem a Saturno. As divindades da mitologia Greco-romana, BACO E MOMO, dividiam as honras nos festejos que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. Durante as comemorações, em Roma, acontecia uma aparente quebra de hierarquia da sociedade, já que escravos, filósofos e tributos se misturavam em praça pública.
No início da era cristã começaram a surgir os primeiros os primeiros sinais de censura aos festejos mundanos na medida em que a Igreja Católica se solidificava. Querendo impor uma política de austeridade, a Igreja determinava que esses festejos só deveriam ser realizados antes da QUARESMA.
Os italianos então adotaram a apalavra CARNEVALE “abstenção da carne”, sugerindo que se poderia fazer CARNAVAL, ou o que passasse pelas suas cabeças, antes da QUARESMA, numa espécie de abuso da carne, do carnal.
 A festa chegou a Portugal nos séculos XV e XVI recebendo o nome de ENTRUDO. O evento tinha uma característica essencialmente gastronômica e era marcado por um divertimento, entremeado com alguma violência. Foi esse ENTRUDO violento que aportou no BRASIL.
Atualmente o carnaval é festejado no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Temos no Rio de Janeiro um grande espetáculo de beleza através do desfile das Escolas de Samba. O carnaval no Brasil acabou tornando-se uma forte atração turística. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, o que chamam de Micareta, que deu origem a várias outras festas conhecidas como “carnaval fora de época”
 Então esta festa que a maioria das pessoas curte e vivencia, tem uma história não muito leve ou bonita! Mas isso não significa que devemos dar continuidade a este tipo de energia que a história do carnaval nos traz! Podemos fazer destes dias momentos alegres, felizes, divertidos, onde podemos dançar, brincar, nos divertir sem necessariamente perdermos os nossos limites, nossos valores e princípios.
Não é necessário que o carnaval seja um instrumento de liberalidade total, de sentimentos e vivencias mundanas! Podemos vivenciá-lo como liberdade, mas uma liberdade consciente e não uma necessidade de soltura totalmente sem limites. Um momento de diversão, um momento para parar com a correria de um ano todo e poder descontrair!
Vamos buscar isso em cada Carnaval em nossas vidas! Divertir-se sem desrespeitar o outro, sem esquecer dos limites, e principalmente sem esquecer de si mesmo!
Que todos nós tenhamos sempre, um ótimo período de carnaval!



Nenhum comentário:

Postar um comentário