domingo, 21 de abril de 2013


O Amor do Coração!

Algo vem me chamando a atenção e me deixando pensativa ao dar meus cursos de reiki ...
Em qualquer nível do reiki, há sempre uma discussão mais afoita a respeito do chakra cardíaco. Mas porque será? Que chakra é esse? Como explicar de forma simples e sucinta para àqueles que não estão acostumados com esse vocabulário?
Bem, vou ver o que consigo!
O chakra cardíaco fica localizado bem no meio do nosso peito. Fica localizado bem em cima do osso externo, ligado a nossa glândula Timo.
Até aqui tudo bem! Mas o que tem esse chakra?
Ele é o responsável pelo amor incondicional. Pelo sentimento de doação, de entrega, de caridade, de compaixão, e principalmente, do perdão!
Mas e o que é esse tal amor incondicional? É o amar sem esperar nada em troca. É a entrega de seus sentimentos sem condicionar absolutamente nada, ou seja, amar por amar! Aquele negocio de que “eu amo mas...” não existe para o chakra cardíaco! É simplesmente “Eu amo”!
Mas e daí? Isso é fácil, você deve estar pensando! Mas não, não é!
Costumamos amar mediante uma troca. “Eu vou te amar se tu me amar também!”, “Eu vou cuidar de ti, mas mais tarde é tu que vai ter que cuidar de mim!”, “Eu te dou um carinho se tu fizer alguma coisa pra mim!”. Às vezes as coisas não são ditas claramente, mas subentende-se, e daí sim a coisa fica pior!
Verbalizar que se é uma boa pessoa, que faz caridade, que da comida aos pobres, dinheiro para os necessitados e roupas para os desabrigados, não representa uma pessoa com um cardíaco equilibrado. Pelo contrário, a necessidade de exposição é muito maior que a de fazer a caridade! Esse não é sentimento de cardíaco! Esse chakra não necessita expor suas qualidades, seus valores ou suas ações, ele simplesmente faz pelo prazer de fazer o bem! Não necessita aplausos, não necessita aprovação, apenas o faz!
Costuma-se dizer que amor de mãe é incondicional, não é não! E desculpem-me as mães, também sou de três filhas lindas e amadas, mas dizer que instintivamente a mulher ama incondicionalmente seus filhos não é verdade! Quantas e quantas vezes as mães chantageiam seus filhos para que eles não saiam? Para que eles não façam uma viagem para que não fiquem longe delas? Ou até mesmo, procuram de alguma forma “atrapalhar” as relações afetivas de seus filhos só porque não gostou da namorada ou namorado deles? Isso é amar incondicionalmente? Lamento, mas não é! Isso é amar de forma condicional! Mãe exerce um sentimento de posse muito grande sobre seus filhos! Não é por maldade, mas o faz! Daí não é amor de Cardíaco, pois este chakra não conhece a possessividade, a chantagem, a imposição! Ele vivencia a liberdade, a paz, a harmonia, a cumplicidade, a parceria, a torcida pelo crescimento do outro, é aquele momento em que uma mãe diz que apenas deseja que seus filhos sejam felizes, e não se importam com o que, com quem e de que forma!
Com certeza muitas dirão: “Faço o que faço por amor a meus filhos! Quero o melhor para eles!” Lamento dizer, mas não é pelos filhos mas sim por você mesmo! Qual mãe vai querer assumir que seu filho ou filha está totalmente na contramão do que a sociedade impõe? Qual mãe que passou anos de sua vida educando um filho para ser médico e ele lhe diz que quer ser mecânico e que vai demonstrar extrema satisfação com isso? Nada contra os mecânicos, mas infelizmente, vemos a manipulação e a chantagem no comportamento materno! E o que os outros irão dizer? E os filhos das melhores amigas que deram continuidade na profissão de seus pais? Não lhe deram esse desgosto! Isso só falando nas questões profissionais! Imagine quando mencionarmos as questões relacionadas à sexualidade?
Cria-se uma filha para ser uma Miss, uma Modelo, pra dar continuidade à família, para dar-lhe netos lindos e amados! Daí essa filha lhe aparece com uma namorada e o pior, lhe diz que não quer ser mãe de jeito nenhum! Acabaram seus sonhos! Novamente digo: nada contra a homossexualidade ou ao fato de uma mulher não querer ter filhos, mas essa é uma realidade que estamos vivenciando com muita frequência nos dias atuais.
Como lidar com estas frustrações e decepções em relações aos filhos? Amando-os com o Cardíaco! Não esperando que eles supram suas carências, seus desejos, anseios e expectativas. Suas frustrações não são com eles, são com vocês mesmos! Ama-los com o cardíaco é ama-los do jeito que são, com suas escolhas, seus caminhos, vontades e desejos! É amá-los nas suas deficiências e nas suas qualidades! É simplesmente amá-los, só isso!
Então, mães maravilhosas, não fiquem chateadas com o que digo, mas deve-se amar mais com o Cardíaco para que os filhos sejam mais seguros, felizes e completos!
E o perdão? Onde entra este tão misterioso sentimento? Pois é!  Costuma-se perdoar a todo instante, mas não é o perdão do cardíaco, pois este não necessita falar, expressar, mostrar e sim, apenas vivenciar o perdão! Ele não volta no tempo e cobra o que aconteceu! Ele não vive buscando no passado situações que vão prender o outro, que vão fazer com que a outra pessoa sinta-se culpada por seus erros. Ele simplesmente não mais vivencia tais sentimentos.
O perdão é uma mágica, uma dadiva, um bálsamo que Deus nos ofereceu para que consigamos viver melhor e em harmonia! Mas é muito difícil chegar nisso!
Muitas vezes ouço, em consulta, falarem que “perdoaram seu marido pela traição que sofreu”, e ao mesmo tempo, comenta que lembrou ele do quanto ela sofreu com a traição, para que ele não esqueça jamais e saiba que não haverá uma segunda chance! Gente, isso não é perdão, é simplesmente uma tentativa de manter um relacionamento. Quando a gente perdoa, não precisa lembrar a outra pessoa do que aconteceu, ela já sabe!
Fala-se muito em perdão, mas esquece-se de vivencia-lo. Quando a gente perdoa a gente não precisa mais lembrar de nada, pois já foi, é passado! A gente passa a viver de forma livre, solta, aliviada, e não com cobranças, com medos e receios! O perdão verdadeiro inicia com o perdoar a si mesmo, diante de tantos males que causamos para nós, para nosso corpo, nossos sentimentos, nossas relações, enfim, o quanto nos boicotamos, não nos permitimos viver em harmonia, em paz, buscando o que realmente desejamos para nós e vivendo realmente o que somos e o que queremos! Nós mesmos precisamos de perdão! Quando soubermos nos perdoar por tanto sofrimento que nos causamos, daí sim, podemos dizer que perdoamos um outro alguém!
Bem, acho que é isso, falar do Chakra cardíaco é falar de amor verdadeiro. O exemplo clássico que dou em meus cursos e que todos começam a rir e dizem que sou uma romântica que vive de utopias é o de que amar de forma incondicional é quando a pessoa que a gente ama olha e nos diz que não quer mais estar ao nosso lado e que quer ir embora, daí a gente olha, sente uma dor no peito e deixa o outro ir, desejando-lhe toda a sorte do mundo e que seja muito feliz! Isso é amor do Chakra cardíaco, o amor verdadeiro e livre!
Sim eu amo, não prendo!
Um grande beijo no coração de todos!

Psic. Nalú Vieira Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário