É importante iniciar o ano de forma organizada e
equilibrada. Retomar a rotina, avaliando as dificuldades previstas para as
crianças que estão ingressando nas atividades sociais.
Sabendo que a criança atravessa diferentes fases da vida,
o que também provoca diferentes formas de comportamento; é necessário estar
atento para perturbações nas quais nem sempre são verbalizadas.
Vejamos os primeiros dez anos de vida considerados
fundamentais.
Felizmente para a maioria, os pais permanecem ao lado de
seus filhos guiando e orientando até estar capacitado a seguirem a vida com
seus próprios passos, considerando o fator de saúde mental do adulto como modelo
que foi estabelecido durante os primeiros anos de vida.
Aos seis e sete anos a personalidade já está bem moldada.
Veja bem mamãe ou papai, se atualmente você é honesto ou desonesto, merece
confiança ou não, acata a autoridade ou a desacata, convive bem com as pessoas
ou não; procure lembrar como você era quando estava no quarto ou quinto ano da escola
e verá o quanto tem em comum com seu filho (a). Se caso tenha dificuldades com
as coisas e pessoas que o cercam é fácil apostar que as raízes desse desajuste
foram plantadas lá atrás, naqueles primeiros dez anos de vida.
Também é válido saber que toda criança atravessa três
importantes fases de desenvolvimento. Cada um deles está associado a uma parte
específica de sua anatomia que é temporariamente o centro de interesse da
criança.
São elas: a boca, os esfíncteres, e o aparelho genital,
não só se tornam objeto de atenção muito especial, como também as experiências
a eles associadas tornam-se a origem de técnicas de obtenção de satisfação e
combate às frustrações.
É através da relação com os pais durante essas fases que a
criança aprende (ou deixa de aprender) o que deve ser amado; ela começa a amar
e desenvolve técnicas que as unem às pessoas e as pessoas a ela; é um longo
caminho do seu desenvolvimento psicológico.
O bebê inicia o processo de alimentação onde é o centro de
interesse, sua boca é o importante ponto de contato com o mundo. A fase oral
tem muito a ver com o grau de dependência ou independência do adulto. Sabemos
que ela associa e equipara o alimento ao amor durante o resto da vida. Ela foi
à introdução a nossa técnica de receber, obter ou tomar. Mais tarde, em nossas
experiências empregamos os mesmos métodos no convívio com as outras pessoas,
como aprendemos nas primeiras lições.
O estágio anal da maior importância para a formação do
caráter e relacionamento com as outras pessoas é o aprendizado dos hábitos de
higiene.
Desde muito cedo a criança aprende que o que ela faz, ou
deixa de fazer, tem muita relação com a aprovação e o carinho que recebe,
passando a ser “o meninão da mamãe” ou simplesmente “mau”.
Não há dúvida de que as experiências relacionadas ao
aprendizado dos hábitos de higiene e as resultantes afinidades com os pais
estabelecem os precursores de muitas atitudes e práticas de nossa vida futura.
Com essa experiência aprendemos a ganhar amor, elogios e
aprovação.
Com três e quatro anos de idade, desperta a curiosidade
sexual, onde o corpo é o foco de atenção, sendo utilizado como instrumento de
aprendizagem, e dos seis aos oito anos de idade, essa intensidade fica
adormecida, é uma fase na qual o corpo fica de lado, e as crianças se voltam
mais para as brincadeiras e atividades sociais.
Uma das principais responsabilidades dos pais é ajudar a
criança a passar de uma fase de desenvolvimento para a próxima.
Importante é também não precipitar a passagem da criança
de uma fase de desenvolvimento para a seguinte. Ela irá progredindo com um
pouco de estímulo, desde que esteja psicológica e fisiologicamente preparada
para isso. É um pouco parecido com o subir uma escada, cada degrau pede
coragem, cada passo para cima significa o abandono de certa segurança. É muito
mais fácil ficar em um nível onde você sabe que está seguro e sente satisfação
do que subir adiante.
Esse negócio de crescer, cada passo nos faz tomar um pouco
mais de responsabilidade, para conosco e para com o mundo.
É muito comum a criança resvalar e regredir. A regressão
ocorre comumente quando o esforço é superior a resistência.
Então cuidado.
Vale lembrar que o profissional que estuda o
desenvolvimento emocional da criança pode contribuir com seus conhecimentos
auxiliando no entendimento e na melhor forma de administrar os conflitos
vivenciados.
Cuide de suas crianças, regue a relação com carinho, amor,
compreensão e atenção, para que possa florescer um crescimento mais harmônico.
Dados adquiridos do livro ABC da Psiquiatria de William
Leaf.
Referente à idade cronológica citada no texto, pode haver
uma pequena variação de um autor para outro.
Psic. Simone Schmidt
Nenhum comentário:
Postar um comentário