Você possui um animalzinho de estimação? Se sim, provavelmente você é uma pessoa com muita probabilidade de ser feliz, pois a convivência com nossos animais nos trazem vários benefícios, que podem ser diferentes para cada indivíduo.
Você costuma dar ao seu animalzinho uma ração adequada às suas condições? Se sim, você está contribuindo para que seu bichinho conviva muito mais tempo ao seu lado.
Agora, vejamos as seguintes situações: você acorda pela manhã e vai degustar seu café da manhã, quando seu animalzinho a olha com aquele olhar que só você conhece, pedindo-lhe um pouquinho de leite; ao preparar seu almoço, você vai cortar a carne, fazendo com que seu bichinho enlouqueça à sua volta, pedindo um pedacinho de carne; pela tarde, você acha impossível não compartilhar seu iogurte com seu animalzinho, e após o jantar, enternecida com seu olhar, você divide seu chocolate com seu cachorrinho ou gatinho. Reconhece-se nestes exemplos?
Eu sei, é inevitável! Só nós sabemos o quanto o olhar de seu bichinho parte o nosso coração, fazendo com que façamos suas vontades. Contudo, é muito importante termos em mente que, além de todos esses petiscos ingeridos pelos nossos animaizinhos ao longo do dia, ele ingere sua ração. Esta é adequada à sua espécie, tamanho, idade e outras características, contendo em cada porção a quantidade de nutrientes necessária à sua condição.
Isso quer dizer que, qualquer outra coisa que dermos ao nosso animalzinho irá corresponder a uma suplementação alimentar, que poderá, provavelmente, favorecer o surgimento de doenças, tais como: o aparecimento de cálculos dentários, urinários, alergias, mudanças comportamentais, obesidade etc, além de diarréias e vômitos.
Portanto, resista ao olhar de seu bichinho! Não, não estou pedindo para ignorar seu animalzinho no momento em que ele lança aquele olhar arrebatador... mas sim, troque o petisco por um abraço, um afago, um beijinho de esquimó, uma dança, uma história, uma música, uma escovada de pelos! dessa forma, nenhum dos dois irá se arrepender!
Nenhum comentário:
Postar um comentário