sábado, 24 de setembro de 2011

COMO VAI SUA PRESSÃO?


O sangue é o símbolo da vida. O sangue é o portador material da vida e expressão da individualidade. Cada gota de sangue contém o ser humano como um todo.
A pressão sanguínea é a expressão do dinamismo de um ser humano. Se o sangue corresponde ao próprio ser, as paredes dos vasos são os limites pelos quais se orienta o desenvolvimento da personalidade, a fim de enfrentar a resistência, os obstáculos que impedem seu desenvolvimento.
Pessoas cuja pressão sanguínea é excessivamente baixa (hipotensão) não são capazes de enfrentar seus limites. Elas nem tentam enfrentar os obstáculos, evitam todas as resistências – nunca vão até os limites. Assim que uma pessoa como essa se vê diante de um conflito, ela depressa se retrai; pelo mesmo critério, também o sangue o faz, a ponto de ela sofrer um desmaio. Portanto, essa pessoa renuncia ao poder (aparentemente!) retrai o sangue e perde a consciência, deixando de assumir as próprias responsabilidades; ela se entrega.
É freqüente nas pessoas hipotensas o quadro de anemia, pois, na maior parte das vezes, elas sofrem de carência de ferro no sangue. A anemia revela uma recusa em usar o poder da energia vital disponível, impedindo assim que esta seja transformada em força ativa. Carecem de impulso vital necessário.
Quando falamos que a pessoa que tem anemia tem sangue fraco, na verdade estamos nos referindo a falta de vitalidade, de força física, entretanto, referimos também a capacidade de manter-se diante da vida, diante das adversidades. São pessoas que não se sentem fortes para enfrentar os problemas, acabam por isso, tornando-se frágeis e perdendo as forças.
O problema oposto é o caso da pressão sanguínea alta demais (hipertensão). O pulso e a pressão do sangue se elevam não só no caso de um aumento na atividade física, mas também no de um mero pensamento sobre essa atividade. A pressão sanguínea também sobe quando uma situação de conflito parece ser inevitável durante uma conversa, e desce outra vez de imediato quando a própria pessoa implicada fala sobre o conflito, verbalizando-o.
Sabemos que a simples menção de um conflito pode causar um aumento de pressão, que pode ser simplesmente revertida ao se falar sobre o mesmo, vemos com clareza que os hipertensos estão sempre em situações conflitantes, sem, no entanto, arranjarem uma solução para as mesmas. Elas ficam por perto do conflito mas não o resolvem.
A pressão alta é um indício de que existe agressividade reprimida. A animosidade fica por sua vez só na imaginação e assim a energia gerada não é descarregada através de uma ação.
Comparamos um hipertenso com uma panela de pressão, fechada e no fogo. Quanto mais ela aquece mais ela fica com a pressão do ar presa em si mesma. Caso esqueçamos a panela no fogo aceso, depois de algumas horas ela estoura. É o que acontece com o hipertenso, acaba estourando internamente gerando assim um possível AVC.
Devemos sempre procurar meios de expor nossos sentimentos e pensamentos. Não vale a pena guardar pois gera sufocamento. Precisamos entender o papel fundamental do diálogo em nossas vidas. Quanto mais expomos o que sentimos, no momento em que sentimos, mais saudável será nossa pressão arterial.
Não é interessante nem guardar seus pensamentos, nem fugir deles. Pois se não desenvolvemos uma pressão alta, sucumbimos em uma pressão baixa! Vale mais é saber falar, trocar, ouvir e principalmente, compartilhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário