sábado, 24 de setembro de 2011

CRIANÇAS EM PSICOTERAPIA? MAS POR QUÊ?


A psicoterapia infantil é uma prática da psicologia que tem como objetivo alcançar o bem estar da criança e a melhora da qualidade de vida da mesma e da sua família.
Geralmente as crianças vão para terapia por encaminhamento dos pais ou dos professores, por observarem algum comportamento que eles consideram inadequados para àquela criança.
São comportamentos como o de chutar, empurrar, brigar, cuspir, destruir objetos, roubar, mentir, enfim, situações não habituais no meio familiar ou escolar.
Também ocorrem observações preocupantes por parte dos pais, quanto a comportamentos de isolamento por parte da criança. São quietas, não fazem amigos, extremamente tímidos ou até mesmo tristes.
Algumas crianças apresentam outros comportamentos tais como o de adoecer constantemente, o desobedecer pai e mãe, com dificuldades escolares ou até mesmo de atenção.
Ou seja, são vários os motivos que levam pais e escolas a encaminhar crianças para psicoterapia. E é neste momento que ocorre uma maior observação do comportamento da criança.
Junto aos pais, o profissional procura ajudá-los a aprender a identificar não somente as dificuldades de seus filhos, como também as potencialidades dos mesmos, que geralmente escondem-se atrás dos prováveis problemas. Também busca-se trabalhar os sentimentos de expectativas  direcionados à seus filhos e o quanto isso pode gerar nas crianças uma ansiedade exagerada resultando em comportamentos “ditos” inadequados.
Verificamos outras situações como a perda de um ente-querido, divórcio conturbado, casamento de um dos pais, nascimento de um irmão, agressividade, abusos de qualquer ordem, influenciando na saúde psicológica de uma criança.
Nestas situações a psicoterapia ajuda as criança a identificar e compreender seus pensamentos e sentimentos à respeito desses fatos.
Ou seja, a terapia infantil é um momento em que a criança aprende a se conhecer e que consegue livremente expor seus pensamentos e sentimentos sem ser censuradas ou oprimidas.
É de suma importância a participação dos pais na psicoterapia de seus filhos, pois além de conhecê-los melhor em suas qualidades e potencialidades, irão conhecer formas novas de lidar com seus filhos e também de resolverem os problemas relacionais de sua família.
Em terapia, com as crianças, geralmente usa-se formas lúdicas para envolvê-las e deixá-las mais próximas de seu mundo. Usa-se, conforme a idade, jogos, desenhos, brinquedos, histórias, pinturas, enfim, tudo serve para fazer-se uma avaliação não somente de comportamentos, fatos, mas especialmente, sentimentos da criança.
É um trabalho muito enriquecedor, pois conseguimos ajudar um ser em formação a tornar-se num adulto mais saudável e feliz.
Quem precisar de atendimento em psicoterapia infantil, tenha certeza que no Centro Holístico de Atendimentos, encontrará uma profissional que além de exercer muito bem sua função como Psicóloga, tem uma relação muito próxima e carinhosa com as crianças.
É só ligar e pedir para marcar hora com a Psicóloga Simone, com certeza, um atendimento exemplar!
Eu recomendo.
Psicóloga Nalú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário