sábado, 24 de setembro de 2011

PERDENDO PESO COM A ACUPUNTURA!

Muitas pessoas estão em busca de uma fórmula mágica para perder peso, mas poucas são àquelas que realmente buscam um tratamento sério que vai lhe ajudar nesta diminuição de tamanho corporal.
Quando falamos em aumento de peso, estamos nos referindo à obesidade, e quando falamos em obesidade, falamos em pessoas que não conseguem, geralmente, assumir que comem excessivamente. Nossos amigos obesos costumam alimentar-se de forma descontrolada e muito rapidamente, por uma necessidade de preenchimento emocional inconsciente. Esse mau hábito alimentar gera no organismo uma informação errônea de que necessita guardar os alimentos que extrapolaram a necessidade da absorção do estômago, transformando então, tudo em gordura.
Por haver uma necessidade emocional de devorar tudo e preencher-se, a ansiedade aumenta gerando cada vez mais necessidade de comer. Geralmente sentimos prazer no que fazemos. Algumas pessoas sentem prazer no trabalho, outros no estudo, outros no sexo, e o obeso no ato de comer! Só que, como é um alimentar-se exagerado a ponto de causar-lhe sofrimento e alto grau de ansiedade, considera-se uma busca de prazer não satisfatória, ou seja, negativa para o obeso.
Como a acupuntura ajuda no emagrecimento de um obeso?
Uma das formas é através dos pontos que trabalham a vontade de comer. Ou seja, o indivíduo vai comer aquilo que o organismo necessita e não o que a vontade determina.
Outro ponto a ser tratado, é o reeducar o aparelho intestinal. Geralmente o obeso tem problemas de prisão-de-ventre. Com a acupuntura podemos fazer com que o intestino trabalhe normalmente eliminando as fezes com mais freqüência. Ocorre assim, a depuração do organismo.
Também se pode trabalhar a qualidade de sono. A maioria dos obesos apresenta uma dificuldade de dormir. A ansiedade gera uma busca excessiva de alimento, assim o estômago fica cheio e quando vai descansar, tentando dormir, sente-se sufocado, cheio, gerando assim, noites mal dormidas. Busca-se então, trabalhar os pontos de sono.
Esses pontos estão relacionados com a ansiedade.  E é aqui que devemos nos centrar. Pois em função da ansiedade em descontrole é que o individuo passa a alimentar-se inadequadamente, gerando noites mal dormidas, que acaba desencadeando mais ansiedade e assim sucessivamente. Conseguindo diminuir a ansiedade, atinge-se um melhor equilíbrio de todo o sistema emocional e físico.
Com tudo isso, vê-se que a acupuntura não emagrece uma pessoa, mas sim, consegue fazer com que esta encontre maior equilíbrio de suas emoções buscando assim, novos hábitos de vida. Passa-se então, a ter um grau de ansiedade dentro dos padrões normais, uma alimentação equilibrada e saudável e conclui-se com uma noite de sono tranqüila e reparadora.
Como não é a acupuntura que emagrece, mas sim o próprio indivíduo que passa a estar mais equilibrado, o tratamento não tem um tempo determinado. Cada indivíduo tem seu tempo para conseguir lidar com sua ansiedade e adaptar sua vida para uma nova caminhada. Não podemos deixar de mencionar o fato de que cada indivíduo é único, ou seja, cada organismo vai reagir e adequar-se de acordo com seu funcionamento individual.
Por a acupuntura não gerar nenhum tipo de dependência, o indivíduo vai retornar a ela toda vez que sentir vontade, não em função de uma necessidade exagerada, mas sim, para uma manutenção e prevenção de problemas futuros.
Ou seja, a acupuntura não somente é uma técnica milenar que nos ajuda a nos entender e a aprender a viver melhor com nosso corpo e nossa mente, como é uma técnica que nos dá a escolha de liberdade e retorno.
Bom tratamento, bom emagrecimento!
Psic. Nalú Vieira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário