sábado, 12 de janeiro de 2013


O que me convém!

A percepção humana é interessante! Vai de acordo com o que mais lhe convém! Se quero algo na vida e não consigo, digo que é o azar, se consigo digo que sou competente! Se planejo um passeio e não consigo realiza-lo penso logo que alguém “agorou”, se o passeio dá cero é porque planejei tudo direitinho!

Realmente nossa percepção dos fatos está diretamente relacionada ao que melhor nos convém!

Muito ouço situações em que as pessoas relatam, muito frustradas, que não conseguiram aquele emprego do século! Ficam sentindo-se a pessoa mais incompetente e inútil do planeta. Não conseguem visualizar outra coisa do que o NÃO recebido! Mais tarde, descobrem que aquele emprego era uma furada! Daí a percepção das coisas modifica: de incompetente passa a ser sortudo!

Mas não seria mais fácil, no momento do NÃO, pensar que talvez fosse melhor mesmo! Analisar todas as possibilidades e principalmente todas as alterações que ocorreriam em sua vida caso conseguisse aquele emprego? Por que pensar direto que é incompetente? Infelizmente é uma característica imposta ao ser humano, através de uma educação castradora e uma sociedade exigente e manipuladora!

Somos educados para vencer sempre, mas não somos estimulados a buscar, a ir à luta, a merecer! Somos exigidos na nossa educação a sempre querer mais, a querer ser “doutor”, a ter dinheiro! Mas são poucos os que ensinam ou estimulam seus filhos a serem justos, éticos e principalmente fortes!

E aquela situação em que “ela” está acreditando fielmente que aquele “homem” maravilhoso quer ficar com ela para a eternidade? Tudo está dando certo! Ele é romântico, carinhoso, bonito, amável, gentil, charmoso, bem sucedido, e com dinheiro! Daí chega alguém e diz: “ou já é casado ou é bicha”! E daí ela descobre que ele era casado!

Viu? Foi “olho gordo”, “sou azarenta mesmo”, “só comigo isso acontece”, “estava tudo perfeito”, enfim, serão muitas as lamentações!

Será que era olho gordo mesmo? Será que é azar?

Pensemos bem, tanta coisa boa em uma pessoa, não seria de desconfiar? Ou essa pessoa está tentando mostrar algo que não é ou é “ela” que não quer enxergar quem “ele” é!

Não existe ninguém perfeito, todos nós temos defeitos, temos alguma coisa que o outro não vai “curtir” tanto, mas mesmo assim vai aceitar, porque o todo do seu ser amado é o suficiente para abafar qualquer defeito!

Existem momentos da vida, que preferimos não enxergar as coisas, pois é mais fácil mais tarde acusar a outra pessoa, é mais tranquilo fazer-se de vitima ou de enganado, do que assumir que na verdade estava buscando somente aquilo que era o melhor, e o melhor pra si mesmo!

Enganar-se é muito fácil, basta fecharmos os olhos para a realidade e depois responsabilizarmos o “olho gordo”, a má sorte, ou até mesmo acusar outra pessoa de nossas falhas!

Não somos perfeitos, pois isso não existe! Somos repletos de qualidades, de potenciais, de brilho, de satisfações, de beleza, de alegrias, enfim, tantas coisas boas, porque nos concentrarmos no lado obscuro de nosso ser? Porque viver tentando entender e buscar respostas para nossos defeitos? Não seria melhor alimentar o que temos de belo para que tenhamos mais força para deixar o “lado negro” quieto, sem a necessidade de participar tanto de nossas vidas!

Não é negar as coisas ruins ou negativas que temos dentro de nós, é apenas não dar vazão a elas, não alimenta-las diariamente, é somente não dar a força desnecessária ao lado cruel e maquiavélico do ser humano!

Somos, ah somos sim maquiavélicos! Então, vamos conhecer mais a cada dia nosso lado belo e amável de ser! Vamos alimentar nosso lado humanitário, nossas qualidades, nossa forma maior de doação: o AMOR!

Sim, sim! Esta é minha percepção da vida! Esta é a que melhor me convém! Imaginar que ainda podemos ACREDITAR na beleza do ser humano, no maior sentimento que nos une: o AMOR.     

Psic. Nalú

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário