sábado, 12 de janeiro de 2013


O que pensar do natal?


por Psic. Nalú Alves

Você nunca se perguntou do porquê que no Natal muitas pessoas sofrem? Porque muitos não gostam? Dizem que é nostálgico, que é angustiante, que é uma data que não precisava existir?

Porque outras pessoas adoram, se divertem, curtem, passam dias na espera desta tão maravilhosa data?

Porque tanta diferença? Porque tanta amargura em uns e tanto amor em outros?

O que será que existe nesta data para que ocorra tantos sentimentos diferentes e intensos?

Quando fala-se do Natal, geralmente pensa-se em presentes. Uma árvore bem grande, enfeitada com bolas coloridas e repleta de presentes para todos e de todos os tamanhos.

Pensa-se na ceia, nos pratos variados e maravilhosos a serem servidos. Quais as bebidas que melhor combinam e principalmente, quem vai trazer o que para o encontro.

Combina-se onde vai ser a ceia, na casa de quem desta vez? Ano passado foi na casa da vó, no retrasado foi no da mãe e neste? Um empurra-empurra, que acaba sempre “sobrando” para o que começou a questionar!

Tudo tão bonito e ao mesmo tempo tão cansativo!

Nos locais de trabalho as pessoas começam a marcar encontros para o “amigo secreto”. Reclamam que vão gastar mais ainda, “não basta com os de casa!” E vamos tudo de novo: onde vai ser o encontro, quem leva o que, qual o valor máximo do presente, enfim, questões a serem resolvidas!

Quem tem filhos passa a reclamar que na escola também tem esse negócio de “amigo secreto”. Mais presente, mais comida, mais decoração, mais, mais, mais......

Mas afinal de contas, o que é esse tal de “amigo secreto”? Será que está tão difícil ser amigo que tem que ser secreto? Bem, mas isso deixamos para uma nova conversa. Agora estamos falando do Natal!

E as feirinhas? Cada vez mais aparecem “Feiras de Natal”! Locais encantadores, com artesanatos maravilhosos, tudo muito lindo, muito gracioso, presentes fabulosos, onde podemos imaginar cada um de nossos entes amados representados por cada um daqueles objetos! Compramos um a um com muita boa vontade, para homenagear a cada pessoa que amamos com presentes personalizados!

Natal... pois é! Tanta coisa bonita, envolvente, sedutora! Músicas, decorações, presentes, comidas, enfim, tudo tão belo, como pode ainda ter pessoas que não gostam?

Talvez por não terem a quem presentear? De quem receber presente? Por não ter com quem cear ou oferecer uma ceia? Ou por não apreciar o belo, o prazer, a alegria? Por serem tristes, que apreciam alimentar-se da solidão, da amargura, do rancor...

Natal... Se deixarmos de lado toda essa parte “comercial” da data e avaliarmos seu significado real, veremos que é muito mais que isso que falamos até aqui.

No Natal o “cara lá de cima” que chamamos de Deus, enviou um representante seu, direto, para que convivesse conosco e nos ensinasse alguma coisa a mais que não fosse comprar, comer e beber! Que nos ensinasse a compaixão, o perdão, a liberdade sem desrespeito, a doação, a amizade, o amor, gente o amor! Natal é isso! Amor!

Por isso é tão complicado. Como se sentir bem no Natal, se nesta data as pessoas deveriam se reunir para confraternizar o amor, o perdão!

Não há espaço para o ódio, a amargura, dor e o sofrimento! No Natal deveria-se abandonar todo e qualquer sentimento amargo, duro e sofrido, e não as pessoas!

Deveria-se presentar um ao outro com um abraço verdadeiro, com um sorriso no rosto de satisfação por estar junto, com uma palavra de amor, um gesto de carinho!

Natal... é sentimento puro, não é comercio! Natal é entrega, é permitir-se, é aliviar-se da dor. É encontrar-se com quem se ama, mesmo que se esteja magoado. É abandonar a mágoa e encontrar-se com o amor.

Natal é isso! É a magia dos sentimentos! É poder retornar a algum lugar onde haverá pelo menos um ser a te esperar! É poder chorar à vontade por estar junto de teus familiares, teus amigos, teus amores! É poder sorrir e perder-se na alegria por estar vivendo este momento tão sublime de encontro, de compaixão, de perdão, de eterno amor!

Natal é momento sagrado, momento de alegria, de satisfação, de reencontro, de recomeço, de inicio de um novo momento, basta permitir-se, basta acreditar, basta querer!

Não consegue sentir o Natal como uma data maravilhosa, aquele que não consegue se libertar da dor do sofrimento que se impõe a cada dia! Àquele que não consegue internalizar a doce magia de amor e de perdão. Que não consegue entender a grandeza de poder se perdoar e poder viver algo maravilhoso ao lado de outro alguém!

Vivenciamos juntos, todos, essa data maravilhosa, tenhamos um Natal de muito amor, de muita alegria e satisfação. Cada um com seus entes queridos sejam pais, filhos, maridos e esposas, primos, tios, amigos e colegas, não importa, o que importa é que seja com muita alegria e satisfação. Que seja com muito amor no coração para que possamos elevar aos céus uma energia pura e grandiosa que alcance todos aqueles que já estiveram junto de nós e que em outros momentos também participaram de muitos Natais!
Um Feliz Natal a todos, muita luz, muita paz e muito AMOR!
 Psic. Nalú Vieira Alves.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário