quinta-feira, 28 de julho de 2011

ANOREXIA NERVOSA (UM ATO DE AMOR)

Uma clássica doença psicossomática. Uma pessoa recusa-se a comer porque não tem apetite e morre por causa disso, sem nunca se ter dado conta, sem nunca ter desenvolvido a sensação de que estava doente. Todos se esforçam bastante para convencer a pessoa anoréxica das vantagens da alimentação e das vantagens de viver, e ampliam seu amor ao próximo até o ponto de administrarem clinicamente alguns alimentos. O sentimento inconsciente de que o alimento vai preencher um vazio que na verdade é de sentimentos e proteção, acaba gerando uma repulsa natural ao ato de alimentar-se, pois necessitam mesmo é de atenção e afeto e não de uma alimentação sólida para o corpo.
A maioria das pessoas que sofrem de anorexia nervosa são mulheres. As pacientes púberes em sua maioria. Quando comem, preferem coisas que mal merecem o nome de alimentos: limões, maças verdes, saladas ácidas, em outros termos, coisas com baixo valor nutritivo e poucas calorias. Além disso, em geral, usam laxantes a fim de eliminar tão depressa quanto possível o pouco ou o nada que ingeriram. Não permitindo o alimento dentro do corpo, é uma forma de rebelar-se contra a falta de amor, sentimento este que a pessoa que sofre de anorexia carrega  e nem sempre é a realidade vivenciada.
O estado dessas pacientes em geral é de grande fraqueza. Elas tem uma grande tendência ao isolamento e gostam de ficar a sós. Muitas vezes as pacientes com anorexia nervosa não tem menstruação, e quase sempre apresentam problemas e distúrbios nesse setor. Menstruação simboliza crescimento, desenvolvimento não somente físico mas também emocional. Deixa-se de ser criança para entrar no mundo da mulher. Mulher é ser sensual, é ser erótica, é ser madura, é ter uma viva sexual ativa, é ter filhos, ou seja, é crescer.
A recusa dos anoréxicos em relação à comida significa uma negação do corpo e de todas suas exigências. Seu objetivo é a pureza e a espiritualização. Elas querem se livrar de tudo o que for denso e material. Castidade sexual e abulia (assexuação) são os objetivos a serem atingidos. Para tanto, é necessário continuar esbelta, pois, caso contrário, o corpo cria formas arredondadas que excluem a mulher do rol das anoréxicas. Como vemos então, é justamente a feminilidade que essas pacientes estão negando. Corpo moldado por curvas é sinônimo de corpo sexuado. Isso é uma das características mais marcantes das anoréxicas, a sexualidade. Nega-se a maturidade sexual pois a necessidade de manter-se infantil é muito grande, precisam sentir-se protegidas, cuidadas e alimentadas na sua fase primeira na vida, o ser criança. O medo de tornar-se mulher, ser desejada, cobiçada e ter que expressar seu lado adulto, faz com que essas mulheres seguem o ato de alimentar-se para continuar sem desenvolver seu corpo físico.
Não é só das formas suaves e femininas que elas têm medo, mas uma barriga gorda lembra a possibilidade de engravidar. A resistência a toda feminilidade e sexualidade se expressa, por conseguinte, também na falta de menstruação.
Devemos entender, sempre, que toda e qualquer sintomatologia que apresentamos em nossas vidas, vêm de fatores inconscientes de nossa mente. Ninguém, propositadamente, deixa de alimentar-se para simplesmente chamar a atenção, não da forma como quem sofre de anorexia acaba ficando. A necessidade maior dessas pessoas é de entendimento e amor.
Por isso, ao conhecermos alguém passando por um problema parecido vamos refletir um pouco e procurar expressar o que temos de mais valioso em nós: a solidariedade. E se um dia sentirmos qualquer sintomatologia em nós ou naqueles que estão ao nosso redor, procuremos acolher esses sentimentos e sensações e buscar o mais rapidamente possível ajuda de profissionais que estejam preparados para realizar esse entendimento e acolhimento no ato de Amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário