domingo, 17 de julho de 2011

ESTRESSE: o inimigo não mais oculto!

Estresse é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos. A primeira que acontece é uma descarga de adrenalina, alterando principalmente o aparelho circulatório e respiratório.

No aparelho circulatório ocorre a aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia). No aparelho respiratório ocorre a dilatação dos brônquios (bronco dilatação) e induz o aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia).

Quando o “perigo” passa, o organismo pára de produzir aos extremos a adrenalina e tudo volta ao normal.

A reação do organismo frente ao stress é de taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante.

Quando ocorre o stress, há uma ativação da glândula hipófise, liberando hormônios que ativam as glândulas supra-renais, fazendo com que esta libere a substância cortisol, que por sua vez é lançada na corrente sanguínea. O excesso de cortisol leva a destruição das células de defesa, os glóbulos brancos, causando uma baixa na defesa imunológica, possibilitando o surgimento e desenvolvimento de várias doenças.

Sinais de estresse:

- Diminuição do rendimento, erros, distração, faltas na escola ou no trabalho;

- Insatisfação, irritabilidade, reclamações;

- Indecisão, julgamentos errados, piora na organização, atrasos nas tarefas;

- Insônia, sono agitado, pesadelos;

- Falhas na concentração e memória;

- Usa os finais de semana para trabalhar ao invés de relaxar;

- Mais trabalho, menos lazer;

- Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas.

Não é necessário acontecer uma sobrecarga exagerada para estressar. Às vezes vários pequenos fatores se acumulam e sobrecarregam o organismo.

O estresse não é necessariamente negativo ou ruim. Sobrecargas “boas” também podem estressar. Ex: comprar, reformar, construir, promoção no trabalho, novos desafios, casamento, ganhar na loteria e ter que investir o dinheiro.

Todas as grandes mudanças que passamos na vida são situações estressantes, mesmo se elas forem boas e que esteja nos fazendo felizes.

A necessidade de ajuste deixa o organismo preparado para “lutar ou fugir”, aumentando a pressão arterial e freqüência cardíaca e contraindo músculos e vasos sangüíneos.

O excesso de estresse pode causar desde dores pelo corpo e queda de cabelo e sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração.

Medidas para combater o estresse:

- O reconhecimento do problema é o primeiro passo para a cura;

- Faça exercícios físicos ou pratique esporte;

- Arrume um hobby ou passatempo;

- Controle sua alimentação, diminua bebidas alcoólicas, deixe de fumar;

- Converse mais;

- Saia de férias;

- Massagem, yoga, meditação;

- Psicoterapia;

- Deitar mais cedo, dançar, ir ao cinema, namorar, transar...

Ou seja, procure ajuda de um profissional que possa lhe auxiliar a identificar os fatores que estão lhe estressando e principalmente aprender a lidar com eles e administrá-los de uma forma que não tomem conta de sua vida. Procure ao máximo olhar para si mesmo e deixar que o externo apenas influencie o necessário em seu dia a dia para que as coisas funcionem com dinamismo e prazer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário