domingo, 17 de julho de 2011

CUIDANDO DE SI...

Ouvimos em vários lugares e momentos falarem que estamos com os chakras abertos ou fechados, que precisamos equilibrar os chakras, limpá-los e etc. Mas afinal de contas, o que são estes tais chakras?

São vórtices de energias que se encontram em nosso campo energéticos. Como se fossem uma roda, um ventilador com suas hélices!

Esses chakras servem para manter a circulação fluídica entre nosso corpo e o cosmo! Ou seja, necessitamos deles em melhor estado para que tenhamos uma boa circulação de energia em nosso corpo, resultando em uma saúde equilibrada, tanto física quanto emocional e espiritual.

Nós temos muitos chakras espalhados pelo nosso corpo, entretanto, existem os mais trabalhados, que são sete. Além dos das palmas das mãos.

Começando de cima para baixo temos o Coronário, no topo da cabeça, responsável por nossa conexão com o mundo espiritual, nossa ligação direta com nossos Mestres e Guias. Fisicamente está ligado à glândula Pineal, responsável por nosso equilíbrio térmico corporal e por nosso relógio biológico. Na testa, bem entre as sobrancelhas, temos o Frontal, responsável por nossa capacidade de entendimento e percepção, tanto racional quanto espiritual, o conhecido Terceiro Olho! Fisicamente está ligado à glândula Pituitária, responsável pelo controle do funcionamento de todas as demais glândulas em nosso organismo.

Temos na garganta o chakra Laríngeo, responsável pela capacidade de expressar nossos valores, nossas idéias e nossos princípios ao meio, ou seja, nossa auto-estima. É o chakra da comunicação. Fisicamente está ligado as glândula Tireóide e Paratireóide. A primeira é responsável pelo metabolismo dos minerais no organismo, tais como o iodo, o sódio, o potássio e o fósforo. E a segunda tem como função principal a regularização do metabolismo do cálcio.

Mais abaixo temos o Cardíaco, responsável pela nossa capacidade de amar de forma incondicional, falamos aqui do amor fraterno. Nossa capacidade de perdoar, e principalmente do auto-perdão. A tolerância, a paciência e a compaixão estão relacionadas a este chakra. Ele está ligado à glândula Timo, responsável pelo nosso sistema imunológico.

Bem na boca do estômago, encontramos o Plexo Solar, o nosso eu ou ego. É através dele que conseguimos transformar nosso orgulho em sabedoria, nossas mágoas em aprendizado, onde digerimos nossos desamores e evoluímos em nossas emoções. Fisicamente está ligado às glândulas viscerais, que são pâncreas e baço.

As disfunções do pâncreas produzem muitas alterações, quando ativo em excesso verificamos a avidez, desejo de vingança e emotividade. Quando pouco ativo, observamos excitabilidade, impaciência, exaltação. Já o baço é responsável pela distribuição do sangue. Armazena o ferro, ajuda na digestão e fabrica células para o sangue.

Abaixo do umbigo encontramos o chakra Esplênico, responsável por nossa sensibilidade à vida. Nosso prazer de viver, de sorrir, de alimentar-se, cuidar-se, ter amigos, sorrir, pelo prazer sexual, enfim, o chakra dos prazeres em equilíbrio. Fisicamente está ligado às gônadas (ovários e testículos).

Por último temos o chakra Básico ou Raiz. Encontra-se no períneo. É considerado o mais físico, que faz a ligação do corpo com a terra. É responsável pelos nossos sentimentos de segurança, estabilidade e certeza. A convicção do que queremos na vida, a segurança de nossos passos, quando buscamos o material com a determinação de conquistá-lo, temos então um chakra Básico bem equilibrado. No físico está ligado as glândulas Supra-renais, que são responsáveis pela segregação da substância adrenalina.

Por tudo isso, a importância de buscarmos sempre um bom entendimento de nós mesmos, para que possamos estar constantemente em equilíbrio com nosso sistema energético, seja através de um maior entendimento do nosso emocional, seja através de meditações, de relaxamentos ou massagens. Devemos sempre procurar nos entender e nos cuidar para que possamos aprimorar cada vez mais nossa qualidade de vida!

Cuide de sua saúde, cuide bem dos seus chakras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário